Tonometria: exame que mede pressão intraocular

A tonometria é um exame rápido e indolor, e deve ser feita como rotina em toda consulta oftalmológica.

Não é só o nosso humor que varia quando estamos sob pressão. O humor aquoso, líquido que fica entre a íris e a córnea, pode causar variações na pressão intraocular. O exame que mede a pressão interna do globo ocular é chamado de tonometria.

O exame é indicado para pacientes acima dos 40 anos, ou que possuem histórico de doenças oculares na família. A tonometria também é indicada em casos de suspeita de glaucoma, em pacientes com sangramento ocular ou que estão passando por qualquer tratamento de doenças oculares.

Procedimento

Existem diferentes maneiras de realizar a tonometria.

  • Aplanação: Utiliza-se o tonômetro de Goldmann para medir a força necessária para achatar a córnea. É aplicado um colírio anestésico nos olhos antes deste procedimento.
  • Tonometria a ar: Um jato de ar é propulsionado contra o globo ocular, e quando volta fornece automaticamente a pressão. Não necessita de anestesia, e o paciente sente apenas uma leve pressão.
  • Manual: O médico também pode ter uma noção da pressão intraocular colocando os 2 dedos indicadores sobre a pálpebra superior do paciente. Não é o método mais preciso, mas em algumas situações, como ao examinar crianças mais inquietas, é o único viável.

O resultado do exame é medido em mmHg (milímetros de mercúrio), e a pressão normal varia entre 10 e 20 mmHg.

Se o exame indicar pressão muito alta o paciente deve iniciar o tratamento com urgência. A compressão pode danificar as células nervosas da retina, o que pode levar à cegueira.

Procedimento rápido e indolor

Todos os tipos de tonometria são procedimentos simples, rápidos e indolores, levando menos do que cinco minutos para serem realizados. Não há necessidade de preparativos para o exame, e pacientes que usam lentes de contato devem retirá-las antes do procedimento e podem recolocá-las logo em seguida.

Veja dicas de como cuidar de suas lentes de contato aqui.

Fontes: