Portadores de diabetes também podem usar lentes de contato

O diagnóstico de diabetes, seja do tipo 1 ou do tipo 2, pode levar ao surgimento de problemas de saúde ocular, mas a diabetes não é contra indicação do uso de lentes de contato.

O diagnóstico de diabetes, seja do tipo 1 ou do tipo 2 pode ser difícil de aceitar. Existem inúmeros problemas de saúde que aparecem no radar do paciente após essa descoberta, incluindo alguns relacionados à saúde ocular. Problemas de visão comuns a quem tem diabetes incluem glaucoma, catarata e retinopatia diabética. Isso pode soar assustador e pacientes podem se desanimar em usar lentes de contato, mas a diabetes não é contra indicação para quem quer usar lentes de contato.

Quais são os problemas de visão em pessoas com diabetes?

A Diabetes em si não é uma razão para voltar a usar óculos. O que é importante notar, no entanto, é que infecções podem tomar mais tempo para desaparecerem e que machucados como abrasão corneana podem demorar mais para se curarem. É importante que pacientes façam exames oculares regularmente e mantenham seu nível de glicose sanguínea em níveis consistentemente normais. Estes passos, ainda que simples, são cruciais para que portadores de diabetes continuem usando lentes normalmente.

Por conta destes fatores de risco, se você tem diabetes e está interessado em usar lentes de contato, é necessário que seu oftalmologista examine suas córneas procurando por abrasões. Para pessoas com evidência de córneas danificadas, lentes de contato de descarte diário podem ser uma excelente opção! Como o nome indica, estas lentes são de uso único e possuem um teor maior de água em sua composição, tornando-as mais maleáveis e confortáveis. A AVEO possui este modelo em sua linha de produtos!

Pacientes de retinopatia diabética, entretanto, não se beneficiam do uso de lentes de contato, infelizmente. Esta doença ocorre quando o alto nível de açúcar no sangue causa o rompimento de pequenos vasos sanguíneos na retina. Esses vazamentos podem acarretar em visão embaçada e – em casos mais sérios – até cegueira.

Em um estudo realizado com 254 pacientes com diabetes e 254 pacientes não portadores da doença, o grupo diabético apresentou um risco apenas 1,8% maior de incorrer em complicações oculares ao utilizar lentes macias diárias. Isso significa que lentes de contato são uma ótima opção para manter a capacidade de visão de pessoas diabéticas!

 

Referências: