Periodicidade de troca das lentes de contato

A importância da troca das lentes de contato no prazo e os riscos de não seguir as orientações dos fabricantes.

Lentes de contato são uma ótima opção para quem não gosta de usar óculos, ou como substitutas para eles em algumas ocasiões. Mas é preciso ficar atento quanto à periodicidade de troca para evitar infecções ou problemas ainda mais graves.

Este tempo de troca vai depender do tipo de lente que você está usando. Existem basicamente 3 tipos de lentes:

Diárias

São as mais indicadas em situação como viagens, ou para idas à praia ou piscina, por proporcionarem maior conforto devido a maior quantidade de água em sua composição. Além disso, são muito práticas, já que após o uso elas são simplesmente descartadas, não tendo necessidade de limpeza ou de estojo para armazenamento.

Quinzenais e Mensais

Também chamadas de lentes de troca programada, essas lentes são de uso mais prolongado que as diárias, exigem cuidados de higienização com soluções de limpeza. Dormir com lentes não é recomendável pelos oftalmologistas.

Anuais

Por possuírem menor conteúdo de água em sua composição, as lentes anuais proporcionam menor conforto, logo, são as menos utilizadas. Por conta dessas características, essas lentes exigem muita atenção com a limpeza e manutenção para evitar contaminação, tanto da lente quanto do estojo. Podem ser gelatinosas ou rígidas.

Complicações

Caso você não siga as orientações do fabricante quanto à periodicidade de troca das lentes, uma série de complicações poderão aparecer.

Entre os sintomas, ardor, irritação, sensibilidade à luz, e percepção e movimento excessivo das lentes. Proteínas e outras partículas podem se acumular nas lentes muito usadas, causando irritação mecânica na parte inferior da pálpebra superior. É a chamada conjuntivite papilar gigante.

Complicações mais graves podem acontecer no caso de contaminação bacteriana. Quando a bactéria entra em contato com a córnea, inicia-se a úlcera de córnea. Se não for tratada, a úlcera pode corroer toda a córnea, levando à cegueira.

Experimente os melhores momentos com as lentes AVEO

Nunca perca um momento com as lentes de contato AVEO. Nossa tecnologia e design inovadores  criam conforto duradouro, para que você possa experimentar as aventuras que quiser.

Fontes: