Óculos 3D: o impacto na saúde dos olhos

Apesar de cada vez mais populares, o uso de óculos 3D pode causar desconforto visual, dor de cabeça e outros sintomas.

Os filmes 3D se popularizaram nos últimos anos, desde o sucesso de Avatar. Mas o uso dos óculos 3D pode impactar a saúde dos olhos.

Em pessoas mais sensíveis, após 10 minutos assistindo filmes 3D já é possível sentir desconforto visual e dor de cabeça. Estes sintomas só costumam aparecer após duas horas na frente do computador.

Alguns estudos comprovam que o uso de óculos 3D aumenta em até 10 vezes o cansaço visual, em comparação ao tempo passado em frente à tela do computador.

Esse desconforto acontece porque a tecnologia 3D prejudica a acomodação visual, responsável pela focalização das imagens. E afeta também a convergência, movimentos oculares que possibilitam a percepção de profundidade.

As lentes polarizadas dos óculos 3D permitem a captação das 2 imagens deslocadas horizontalmente na tela, separadamente por cada olho. Como as imagens estão no mesmo plano, para conseguirmos a visão de profundidade nossos olhos e cérebro são submetidos a um esforço extra.

Esse esforço é o que o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto chama de “fobia 3D”. Ela atinge inclusive pessoas com boa visão, pela dificuldade de focar as imagens de fundo e as que parecem saltar da tela. Os sintomas são dor de cabeça, náusea, olho seco, irritação ocular e cansaço visual.

Para evitar os sintomas, o especialista recomenda concentrar o foco no ponto principal da imagem, e fazer pausas de 5 minutos a cada meia hora de exposição. Também deve-se evitar as poltronas mais próximas da tela. Já para TVs ou videogames 3D, a dica é posicionar-se no nível da tela, em uma distância três vezes maior do que a altura da tela.

Apesar do desconforto ser temporário para a maioria das pessoas, ele é maior para os que usam óculos de grau. Como os óculos 3D são colocados sobre as lentes corretivas, podem alterar a distância e prejudicar o foco.

As lentes de contato são mais indicadas para o uso com óculos 3D.

Se o desconforto causado pelo uso de óculos 3D for prolongado, consulte um oftalmologista. Glaucoma em estágio inicial, estrabismo latente, catarata e alterações na retina são doenças que impossibilitam a visualização das telas 3D.

Conheça as lentes de contato AVEO

Não perca nenhum detalhe e curta a magia do cinema com as lentes de contato AVEO! Conheça nossa tecnologia e design inovadores e saiba por que todo mundo está usando. Conheça nossos produtos aqui: http://aveovision.com.br/produtos/

Fontes: