Heterocromia: entenda o que é essa condição e como ela acontece

Herança genética e algumas doenças podem deixar os olhos com cores distintas, caracterizando a heterocromia.

A heterocromia é rara nos humanos, caracterizada por cores distintas nos olhos. Ela é mais comum em animais, como cães (dálmatas e pastores australianos), gatos e cavalos. Os gatos com heterocromia são chamados de gatos de olho ímpar.

A diferença de cor pode ser chamada de completa, quando um olho tem uma cor diferente do outro, ou setorial, quando um único olho tem 2 cores.

A heterocromia pode ser de nascença, e neste caso não prejudica a visão nem a saúde dos olhos, ou pode ser causada por alguma doença.

Causas

A heterocromia ocorre por uma modificação no gene EYCL3, responsável pela quantidade de melanina nos olhos. Olhos com muita melanina são marrons, e com pouca são azuis. As nuances no tom, de azul a verde, são designadas pelo gene EYCL1.

Além do fator genético, a síndrome de Waardenburg também pode causar a condição e, além de surdez. Lesões ou derrames também podem afetar a quantidade de melanina na retina, provocando a mudança na cor dos olhos.

Glaucoma, diabetes, inflamação e sangramento na íris, batidas e corpos estranhos nos olhos são outros fatores que podem causar a heterocromia adquirida.

Consulte sempre um oftalmologista

Quando a heterocromia é de nascença, muito provavelmente é herança genética e não apresenta nenhum risco à saúde. Já quando surge durante a infância ou posteriormente, é sinal de algum problema que está afetando o organismo.

Em ambos os casos é recomendado consultar um oftalmologista. Não existe tratamento específico para a heterocromia, mas lentes de contato coloridas podem ser utilizadas para deixar os olhos com cores iguais.

Conheça as lentes AVEO

As lentes de contato AVEO possuem tecnologia Hidrogel, que permite reter a umidade e maximizar a transmissão de oxigênio. Elas garantem conforto durante todo o dia, mesmo nos ambientes mais exigentes.

É por isso que as lentes AVEO são o maior sucesso, e todo mundo está usando!

Veja mais aqui.

Fontes: