Lentes tecnológicas poderão medir taxas de glicose em pacientes com diabetes

Lentes tecnológicas são a esperança para um monitoramento da diabetes menos invasivo e sem dor.

Você sabe o que são lentes tecnológicas?

Já falamos aqui sobre as lentes visuais, projeto de lentes de contato que está sendo desenvolvido pela Sony, e que serão capazes de reproduzir imagens e vídeos. Veja mais aqui.

Falamos também sobre as lentes biônicas, que poderão melhorar a visão de uma pessoa saudável em até 3 vezes. Confira aqui.

E agora a novidade no campo de pesquisas sobre lentes tecnológicas vem da Coréia do Sul. Lentes de contato com microcomponentes e um sensor eletrônico podem medir o nível de açúcar no sangue através do líquido secretado pelos olhos.

As lentes sul-coreanas são flexíveis como as comuns, e um sinal é enviado para um LED que acende quando o nível de glicose fica alto.

O projeto é parecido com o que está sendo desenvolvido pelo Google, em parceria com o laboratório Novartis.

Alívio para os pacientes

Diabéticos passam por várias privações e desconfortos por conta da doença. Um dos principais é a forma como é medido o nível de açúcar no sangue, geralmente com picadas de agulha para análise.

As lentes tecnológicas permitirão esse monitoramento de forma natural, sem dor, com mais liberdade para os pacientes.

O estudo sul-coreano foi publicado na Science Advances, e traz esperança para os diabéticos. Os testes foram bem-sucedidos em coelhos, e o próximo passo é o teste em humanos.

Apesar do otimismo, ainda faltam algumas fases para o produto chegar às prateleiras das farmácias. Um dos pontos é que a medição do açúcar através das lágrimas não é tão precisa quanto pelo sangue.

Conheça as lentes de contato AVEO

Curta o melhor da vida com as lentes de contato AVEO!

Conheça nossa tecnologia e design inovadores e saiba por que todo mundo está usando.

Saiba mais sobre nossos produtos aqui.

Consulte seu oftalmologista e faça um teste.

Fontes: