Lágrimas: entenda os tipos e as curiosidades

As lágrimas são categorizadas em 3 tipos de acordo com sua função, e fazem muito bem para o nosso organismo.

Você é daqueles que acreditam que homem não chora? Então confira algumas curiosidades das lágrimas e descubra que elas fazem bem para o nosso corpo!

Para começar, o ser humano é o único mamífero capaz de verter lágrimas por emoção. Os outros animais choram apenas por hábito funcional.

Tipos de lágrimas

Os cientistas as categorizaram em 3 grupos:

Basais

São as responsáveis por manter a córnea hidratada e livre de sujeira. Uma pessoa produz cerca de 1,1 gramas de lágrimas basais ao longo do dia, em condições normais.

Reflexivas

São causadas por irritação nos olhos, pela presença de substâncias irritantes ou partículas estranhas. Gás lacrimogênio, gases de pintura e químicos corrosivos são causas comuns. Esse tipo de lágrima limpa ou expulsa os elementos estranhos.

Emocionais

São as causadas por qualquer tipo de emoção: alegria, tristeza, fúria, raiva, entre outros. Um bebê chora quando tem fome, sono ou dor. Já os adultos têm uma variedade enorme de motivos para chorar.

Quem chora mais, o homem ou a mulher?

A lenda de que as mulheres choram mais que os homens vem desde a antiguidade. Mas tem um fundo de verdade. Alguns estudos demonstram inclusive que as mulheres choram até 4 vezes mais que os homens.

Isso acontece graças ao hormônio prolactina, associado à produção de leite e que é liberado quando o corpo está sob estresse. Ele é presente em maior quantidade no sangue e nas lágrimas das mulheres. Além disso, o formato dos canais lacrimais da mulher facilita o choro.

As lágrimas fazem bem

Depois de chorar intensamente, ficamos calmos e tranquilos. Isso porque o choro libera oxitocina, que funciona como um anestésico natural. E as lágrimas fazem a dor parecer menos intensa.

Além do aspecto emocional, elas também têm a função de evitar a desidratação das membranas mucosas dos olhos. A hidratação é importante para manter a visão em perfeitas condições.

As lágrimas também podem acabar com um resfriado em questão de minutos! Elas contêm um fluido poderoso chamado lisozima D, que mata algumas bactérias que causam os resfriados.

Experimente os melhores momentos com as lentes AVEO

Nunca perca um momento com as lentes de contato AVEO. Nossa tecnologia e design inovadores garantem conforto duradouro, para que você possa experimentar todas as aventuras que quiser.

Fontes: