Epidemia de miopia?

Sim, a miopia atingirá metade da população mundial até 2050. E já está sendo encarada como epidemia por muitos especialistas.

“Estamos em meio a uma epidemia global de miopia”.  A afirmação é do médico Earl Smith, professor da Faculdade de Optometria da Universidade de Houston. O número de pessoas com miopia duplicou nos últimos 50 anos. E estima-se que até 2050 metade da população será míope.

Atualmente a epidemia de miopia é mais evidente nos países asiáticos. Na China e na Coréia do Sul ela afeta entre 80 e 95% dos jovens do ensino médio. Mas há evidências também do aumento nos Estados Unidos e na Europa, principalmente em zonas urbanas.

O que é a miopia?

A miopia ocorre quando o globo ocular cresce mais que o normal. Geralmente se manifesta em idade escolar, e piora gradualmente até o final do crescimento. As pessoas míopes têm dificuldade para enxergar objetos distantes.

Se não for corrigida com lentes, a miopia pode progredir e aumentar o risco de catarata, glaucoma e desprendimento da retina. A miopia também é uma das três principais causas de cegueira permanente.

Quais as causas da miopia?

Além do fator genético, alguns hábitos também contribuem para o crescimento da miopia. Passar muito tempo focando em objetos muito próximos, como livros, ou as telas de celulares e laptops, pode aumentar o risco de miopia.

Há estudos que mostram que crianças que brincam mais ao ar livre têm menores índices de miopia. O médico Wallace Chamon realizou estudos com índios do Xingú e observou no máximo 5% de miopia na tribo. Já nos centros urbanos brasileiros o índice é de 25%.

Miopia tem cura?

Não existe cura para miopia, mas o uso de lentes ou óculos pode impedir o seu avanço. Em adultos, é possível também a correção com cirurgia a laser. Já nas crianças a melhor maneira de prevenção é estimular a brincarem mais ao ar livre, deixando os ipads de lado.

Se você tem miopia, também tem um bom motivo para aproveitar mais a vida ao ar livre. As lentes de contato Aveo têm proteção UV que evita danos aos seus olhos, e garantem toda a liberdade de movimentos. Veja mais aqui: http://aveovision.com.br/produtos/

Fontes: