Daltonismo: Quais os tipos e como eles afetam a percepção das cores.

O daltonismo é uma anomalia que afeta nossa percepção de distinguir as cores.

O daltonismo atinge aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo. É uma anomalia visual de origem genética, que afeta a capacidade de distinguir todas ou algumas cores.

A anomalia é determinada por um gene recessivo ligado ao cromossomo X, por isso é muito mais frequente em homens. Em mulheres é mais raro, mas pode ocorrer pela alteração de um outro gene, ou por lesões neurológicas nas estruturas da visão.

COMO ACONTECE O DALTONISMO

Nossa retina possui fotorreceptores chamados de cones. Eles são responsáveis por perceber o comprimento de onda das faixas de luz das cores vermelha, verde e azul. Os daltônicos não têm esses cones, ou apresentam alguma deficiência neles.

Existem 3 tipos de daltonismo:

PROTANOPIA

É o mais comum, caracterizado pela diminuição ou ausência total do pigmento vermelho. No lugar, o paciente enxerga tons de marrom, verde ou cinza, dependendo da quantidade de pigmentos do objeto. O verde tende a parecer com o vermelho neste caso.

DEUTERANOPIA

Daltônicos com deuteranopia não são capazes de distinguir o verde. Assim como na protanopia, puxam para os tons de marrom. Ao observar uma árvore, por exemplo, enxergam tudo em uma cor, com diferentes tonalidades entre o tronco e as folhas.

TRITANOPIA

É o tipo mais raro, e interfere na distinção do azul e amarelo. O azul é visualizado em tonalidades diferentes, o amarelo vira rosa-claro, e o laranja não é enxergado neste tipo de daltonismo.

LENTES PODEM CURAR O DALTONISMO?

Embora o daltonismo não tenha cura, alguns tipos podem ter suas consequências minimizadas através de lentes de contato ou óculos especiais.

Originalmente desenvolvidas para que médicos que realizam cirurgias à laser pudessem diferenciar o sangue, as lentes fizeram com que daltônicos com deuteranopia e protanopia pudessem distinguir as cores.

As lentes filtram determinadas ondas de luz, dando mais destaque para os tons de verde e vermelho.

Assista nesse vídeo pessoas com daltonismo percebendo as cores pela primeira vez graças às lentes: https://www.youtube.com/watch?time_continue=222&v=ea_xOqNvntA

CONHEÇA AS LENTES DE CONTATO AVEO

Curta o melhor da vida com as lentes de contato AVEO!

Conheça nossa tecnologia e design inovadores e saiba por que todo mundo está usando.

Saiba mais sobre nossos produtos aqui: http://aveovision.com.br/produtos/

Consulte seu oftalmologista e faça um teste.

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/daltonismo

http://azeheb.com.br/blog/lentes-corrigem-o-daltonismo/