Cuidar dos olhos: atenção para a conjuntivite na piscina

Saiba como cuidar dos olhos no verão. O contato com produtos como o cloro, ou o mau tratamento da piscina, podem causar conjuntivite.

É preciso cuidar dos olhos nas férias de verão. Como muita gente escolhe a piscina para se refrescar nos dias mais quentes, é comum o aumento da conjuntivite nessa época.

O contato dos olhos com a água da piscina, que é tratada com cloro e outros produtos químicos, pode causar conjuntivite. Além disso, piscinas com mau tratamento da água também se tornam propícias para a proliferação de vírus e bactérias.

Cuidar dos olhos é fundamental ao frequentar piscinas e parques aquáticos, tanto quanto a roupa de banho e o protetor solar!

Tipos de conjuntivite

Viral

A conjuntivite viral é causada geralmente pelo vírus da gripe, que ataca os olhos. É altamente contagiosa e desaparece por si só, exceto quando é causada por um vírus herpes.

Para cuidar dos olhos e aliviar a conjuntivite viral, utiliza-se compressas frias nas pálpebras e pomadas lubrificantes.

Bacteriana

É causada por uma infecção bacteriana. É menos comum que a conjuntivite viral, e também desaparece por si só em até 5 dias.

Para cuidar dos olhos as medidas são as mesmas, e a aplicação de gotas de antibiótico pode acelerar a cura. É recomendado remover as crostas de secreção com algodão e água fervida fria.

Alérgica

É causada por um elemento externo, e tratada com aplicação de gotas de anti-histamínico e interrupção do contato com o agente causador.

Para cuidar dos olhos, fique atento aos sintomas da conjuntivite

  • Vermelhidão (Conjuntivite bacteriana);
  • Formação de crostas (conjuntivite bacteriana);
  • Visão turva devido às secreções (conjuntivite bacteriana);
  • Coceira ou sensação de ter algo no olho (conjuntivite bacteriana, viral e alérgica);
  • Gânglios linfáticos inchados, formando ínguas (conjuntivite viral).
  • Pálpebras inchadas;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dor leve.

Se você ou seus filhos apresentam algum desses sintomas, procure um oftalmologista.

Conheça as lentes de contato AVEO

Curta o verão com toda energia com as lentes de contato AVEO! Conheça nossa tecnologia e design inovadores e saiba por que todo mundo está usando. Conheça nossos produtos aqui.

Fonte: