Complicações na visão: conheça algumas doenças que a afetam

Complicações na visão podem ter várias origens, muito além dos olhos.

O corpo humano é um organismo complexo, e muito bem estruturado para manter as atividades vitais em pleno funcionamento, dia e noite. E quando algo está errado em alguma parte desse sistema, pode acabar afetando outras áreas, inclusive com complicações na visão.

Complicações na visão podem ter origens diversas. O vírus H1N1, por exemplo, além da famosa gripe pode causar conjuntivite e irritação ocular. Os olhos são umas das principais portas de entrada do vírus. E pode levar entre 15 e 20 dias para o paciente se recuperar do desconforto.

Doenças reumáticas também podem trazer complicações na visão, além das dores e inflamações nas articulações. A principal delas é a uveíte, inflamação da camada intermediária do globo ocular (úvea).

As doenças reumáticas autoimunes não são causadas por problemas articulares, e sim por disfunções imunológicas. Portanto, podem comprometer qualquer órgão ou sistema. Nos olhos podem causar irritação, olhos vermelhos, sensação de areia nos olhos, sensibilidade à luz e até piora na visão.

A hipertensão também pode afetar a visão, causando a retinopatia hipertensiva. A hipertensão arterial altera os vasos da retina, entortando-os e causando atrofia gradativamente. Nos casos mais graves, pode evoluir para cegueira.

Cerca de 9% da população brasileira sofre de diabetes, doença que apresentou um crescimento de 62% de casos nos últimos 10 anos. E a diabetes também traz graves complicações para a visão.

A doença ocular diabética compreende um grupo de doenças oculares, entre elas a retinopatia diabética, edema macular diabético (EMD), catarata e glaucoma. Todas elas podem causar graves danos à visão, levando inclusive à cegueira.

Consulte sempre um oftalmologista

Recomenda-se a consulta com um oftalmologista pelo menos 1 vez por ano. A maioria das doenças que causam complicações na visão são tratáveis. Mas é importante consultar sempre um especialista para o correto diagnóstico e tratamento, além de manter os exames oftalmológicos sempre em dia.

Experimente os melhores momentos com as lentes AVEO 

Nunca perca um momento com as lentes de contato AVEO. Nossa tecnologia e design inovadores garantem conforto duradouro, para que você possa experimentar todas as aventuras que quiser.

Fontes: