Como controlar alergia ocular na primavera

A incidência de alergia ocular aumenta na primavera, e com as altas temperaturas e baixa umidade do ar os casos são ainda mais numerosos.

Os últimos meses do inverno tiveram bastante sol e baixa umidade do ar em praticamente todo o Brasil. E com a chegada da primavera, aumenta a incidência de alergia ocular. Por isso é importante redobrarmos a atenção nesta época do ano.

Vermelhidão, irritação e lacrimejamento espontâneo são alguns dos sintomas da síndrome do olho seco e da alergia ocular. E existe uma conexão entre esses casos e a chegada da primavera, que é o pólen das flores espalhado pelo ar.

As alergias oculares são mais comuns em mulheres, atingindo uma em cada cinco. Já nos homens, um em cada dez sofre com os sintomas de ardência, irritação e visão distorcida.

Os pais devem ficar atentos aos sintomas em seus filhos. Crianças alérgicas são mais propensas a desenvolver ceratocone, uma doença degenerativa do olho.

O clima seco e os dias quentes intensificam os efeitos nocivos da poluição no ar. Por isso especialistas recomendam hidratar bem a área ao redor dos olhos. É preciso também identificar se existem outros agentes irritando a pele e entrando em contato com os olhos, como maquiagens e outros produtos.

Veja algumas dicas para controlar a alergia ocular na primavera:

  • Usar óculos de sol ao ar livre, e higienizar lentes e armações todos os dias;
  • Usar colírios de lágrimas artificiais para lubrificar o cristalino;
  • Fazer compressas geladas à noite;
  • Durante o banho, lavar os cílios com xampu neutro;
  • Remover a maquiagem diariamente, lavando o rosto com sabonete neutro;
  • Retirar as lentes de contato antes de dormir, e higienizá-las corretamente. Veja dicas aqui.

Consulte sempre um oftalmologista

Se você está com algum sintoma de alergia nos olhos, consulte um oftalmologista. O médico especialista irá diagnosticar o problema e dar toda a orientação para o tratamento.

Conheça as lentes de contato AVEO

Não perca nenhum detalhe e curta toda a beleza da primavera com as lentes de contato AVEO! Conheça nossa tecnologia e design inovadores e experimente todas as aventuras que quiser: http://aveovision.com.br/

Fontes: